Geneen Roth – Alimentação Emocional

  • CevherShare

Passamos muito tempo nos torturando para entrar em forma quando seria melhor colocar a nossa energia para amar e compreender nosso verdadeiro eu” – Oprah Winfrey

Um livro para mudar sua vida“. A afirmação é da apresentadora de TV Oprah Winfrey sobre ‘Descobrindo o Prazer Além da Comida‘, da escritora e pesquisadora Geneen Roth. Oprah, que durante anos travou publicamente uma verdadeira guerra contra as balanças, disse que, depois de ler os livros de Roth, jamais voltaria a fazer dietas.  Assim como Oprah, centenas de mulheres passaram a adotar a filosofia da autora norte-americana. Mas, afinal, quem é Geneen Roth e qual é o motivo de seu sucesso em mais de 40 países?
Diante várias publicações sobre como ter o corpo perfeito a base de dietas mirabolantes, os livros de Geneen foram pioneiros em mostrar como o estado de espírito de uma pessoa pode influenciar de forma crucial no possível desencadeamento de um distúrbio alimentar. ‘Liberte-se da fome emocional‘, ‘Mulheres, Comidas e Deus‘ e ‘Descobrindo o Prazer Além da Comida‘, todos lançados pela Lua de Papel, abordam a ligação entre espiritualidade e alimentação. De acordo com Roth, essa relação é um dos principais motivos pela ineficiência das dietas (causando nas mulheres o indesejado ‘efeito sanfona’). A importância de se adquirir novos hábitos alimentares também é outro tema bastante explorado em sua obra.
Geneen, que já perdeu e ganhou no total de mais de 450 quilos, usa sua trajetória pessoal como principal fonte para seus trabalhos. Sua infância, por exemplo, foi marcada pelo relacionamento espinhoso dos pais, que viviam gritando e atirando coisas um no outro a maior parte do tempo. “Aos 11 anos, sentia como se um nervo estivesse exposto, como se o fato de eu ocupar um espaço na mesa da fórmica vermelha fosse o motivo do ódio que havia entre os meus pais.” E foi na coida que a autora encontrou não só refúgio como o conforto tão esperado por qualquer criança.
No seu último livro, Roth revela que passou 17 anos da vida fazendo os mais diversos tipos de dieta e que, em determinado momento da vida, começou a viver em um mundo onde havia apenas dois jogadores: ela e a comida. “As dietas não funcionam porque comida e peso são sintomas, não problemas. (…) As pessoas se maltratam com alimentos porque não acreditam que merecem mais do que isso.”

Além dos livros e contribuições em revistas e jornais, Geneen Roth lidera desde 1978 retiros para comedores compulsivos. “Apesar de o trabalho que fazemos no retiro ser entendido como terapêutico, não é terapia. Ao contrário da terapia, não visa à recuperação da autoestima, constituída conforme o nosso passado. O trabalho que fazemos no retiro pretende revelar o que está além. Nossa personalidade e suas defesas, uma das quais é nossa relação emocionalmente carregada com a comida, têm ligação direta com nossa espiritualidade.  São migalhas de pão que nos guiam de volta para a casa.”

6 Comentários

Other Links to this Post

  1. Lonnie — 16 de agosto de 2014 @ 10:37

  2. francisco — 17 de agosto de 2014 @ 3:25

  3. Manuel — 18 de agosto de 2014 @ 7:32

  4. Byron — 19 de agosto de 2014 @ 12:33

  5. elmer — 19 de agosto de 2014 @ 12:51

  6. claude — 19 de agosto de 2014 @ 14:40

Feed RSS dos comentários deste post

Deixe um comentário

ERRO: o plugin si-captcha.php informa que não foi detectado suporte no PHP para imagem GD!

Contacte o hospedeiro do seu web site e solicite que o suporte a imagem GD seja habilitado no PHP.

ERRO: o plugin si-captcha.php informa que não foi detectado suporte no PHP para imagepng!

Contacte o hospedeiro do seu web site e solicite que o suporte a imagepng seja habilitado no PHP.

Posts (RSS) | Comentários (RSS)