Na mídia – Filme celebra 30 anos do Menino Maluquinho

“Ele era um menino feliz” conta histórias sobre o processo criativo do livro

Não parece, mas 30 anos se passaram do nascimento do Menino Maluquinho, personagem criado pelo cartunista Ziraldo. Sua trajetória virou filme e está registrada no documentário “Ele era um menino feliz”, criado para celebrar as três décadas de vida do personagem. Na produção, dirigida por Caio Tozzi, Ziraldo volta ao ano de 1980 para contar histórias sobre o processo criativo do livro, o impacto que a obra alcançou em seu lançamento, entre outras curiosidades. O filme também acompanha o escritor na Bienal do Livro de São Paulo em 2010, registrando o sucesso conquistado por criador e personagem ao longo destes anos. Em 2011 o filme vai rodar festivais por todo o Brasil. Para acompanhar todas as notícias e informações sobre o documentário, conferir o trailer do filme, o making of do projeto e fotos das gravações, além de depoimentos exclusivos do Ziraldo, acesse o hotsite.

Fonte: PublishNews

Na mídia – BEA ganha ares globais

Global Market Forum e Publishers Launch são dois dos eventos que devem atrair visitantes internacionais

BookExpo America (BEA) é o maior evento do mercado editorial dos EUA. Uma espécie de Bienal gringa, a feira é restrita apenas a profissionais da indústria editorial e, neste ano, acontece entre 24 e 26 de maio, em Nova Iorque. Normalmente trata-se de um evento muito voltado para o mercado norte-americano, com pouca importância internacional. Apesar de oferecer um International Rights Center, feiras como Frankfurt, Londres ou mesmo Bolonha têm maior importância e visibilidade internacional.

Neste ano de 2011, no entanto, dois eventos que fazerm parte da programação da BEA parecem dar um ar mais global à feira. O primeiro deles é o Global Market Forum, que acontece no dia 23 de maio. Não se trata de uma novidade, e versões anteriores do fórum enfocaram os mercados editoriais árabes e em espanhol. Agora é a vez da Itália, e a programação é apoiada pela Associação Italiana de Editores. Entre os assuntos que serão abordados pelo evento estão a compra e venda de direitos autorais entre Itália e EUA, o mercado editorial infantil e de ficção do país europeu, e o status do mercado italiano de livros digitais.

Outro evento que promete uma visão mais global do mercado editorial é o . Trata-se, na verdade, do primeiro evento organizado pela Publishers Launch, uma iniciativa lançada esta semana por Mike Shatzkin e Michael Cader. Shatzkin é um importante consultor editorial e colunista do Publishnews, enquanto Cader é o criado do Publishers Lunch, uma espécie de PublishNews gringo. Os dois se uniram para organizar eventos sobre o livro digital ao redor do mundo e a estréia será em Nova Iorque. Com o tema “e-Books Go Global”, a programação do evento será focada nas oportunidades globais que a revolução digital oferece tanto a editores em língua inglesa – em um primeiro momento – como a editores em outros idiomas. Temas como direitos autorais, vendas globais e atuação dos grandes players digitais fazem parte da pauta. O evento acontece no dia 26 de maio, no próprio Javis Center onde será realizada a BEA.

Como este gostinho mais internacional, a BEA se torna de fato mais atraente para editores de todo o mundo.

Fonte: PublishNews

Na mídia – Empresa coleta livros para crianças carentes


FedEx Entrega marca o início da participação dos centros de envio autorizados para arrecadação de livros

Uma série de instituições de apoio a crianças carentes do Brasil serão beneficiadas com a campanha de arrecadação de livros promovida no País através do projeto FedEx Entrega, da empresa de transporte FedEx. A campanha, que está na terceira edição, terá duração de três meses e tem o objetivo de despertar nas crianças o amor pela leitura. As doações poderão ser feitas em vários Centros Autorizados de Envio FedEx e Centros de Serviço Mundial FedEx de todo o Brasil. A meta da empresa é superar a marca de 25 mil livros doados e coletados em 2010 nos oito países participantes da iniciativa. Para outras informações, visite o site. No link “Leia Mais” você confere a lista completa de postos de coleta de livros.

Confira a lista de postos de coleta:

Shopping Iguatemi – São Paulo/SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 (Rampa da Direita ao entrar pela Faria Lima)

Telefone: 11 3819-2565

Horário de atendimento:

Segunda a sábado, das 10h às 22h

Domingo, das 14h às 20h

Shopping Market Place – São Paulo/SP

Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 (junto à ponte do Morumbi)

Alameda de Serviços

Telefone: 11 3048-7056

Horário de atendimento:

Segunda a sábado, das 10h às 20h

São Paulo/SP – Santo Amaro

Av. das Nações Unidas, 17.891 – Térreo

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 18h

São Paulo/SP – Lapa

Rua Marina Ciufuli Zanfelice, 291

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 9h às 21h

Sábado, das 9h às 12h

Campinas/SP – Aeroporto de Viracopos

Av. Viracopos, 770

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 9h às 18h

Sábado, das 9h às 12h

Rio de Janeiro/RJ – Olaria

Rua Nair, 135

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 10h às 18h

Blumenau/SC

Rua Dr. Pedro Zimmermann, 4.599 – Itoupava Central

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 9h às 18h

Porto Alegre/RS – São João

Av. Severo Dullius, 1.165

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 9h às 18h

São Paulo Sixth Box

Av. Rouxinol, 693 – Moema

Telefone: 11 5055-8329

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 09h às 18:30

Sábados, das 9h às 13h

Cia da Postagem

Av. Pedroso de Moraes, 677 – Pinheiros

São Paulo, SP

Telefone: 11 3097-9275

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 08h às 19h

Sábados, das 09:30 às 13:30

PostNet São Paulo – Moema

Endereço: Alameda dos Maracatins, 878 | São Paulo- SP

E-mail: sp.moema@postnet.com.br

Telefone: 11 2384-0878

Fax: 11 4305-0878

PostNet São Paulo – Itaim

Endereço: Rua Joaquim Floriano, 63 – Itaim | São Paulo- SP

E-mail: sp.itaim@postnet.com.br

Telefone: 11 2579-0000

Fax: 11 2579-0000

PostNet São Paulo – Jardins

Endereço: Rua da Consolação, 2696 – Cerqueira Cesar | São Paulo- SP

E-mail: jardins@postnet.com.br

Telefone: 11 3062-6292

Fax: 11 3062-6292

PostNet São Paulo – Pamplona

Endereço: Rua Pamplona, 1057 | São Paulo- SP

E-mail: sp.pamplona@postnet.com.br

Telefone: 11 3253-8934

Fax: 11 3253-8934

PostNet São Paulo – Paraíso

Endereço: Av. Bernardino de Campos, 98 Loja D1 – Paraíso | São Paulo- SP

E-mail: paraiso@postnet.com.br

Telefone: 11 3887-5015

Fax: 11 2935-5921

PostNet São Paulo – Vila Olímpia

Endereço: Rua Clodomiro Amazonas, 1357 – Vila Olímpia | São Paulo- SP

E-mail: sp.vilaolimpia@postnet.com.br

Telefone: 11 3848-0773

Fax: 11 3848-0773

PostNet São Paulo – Higienópolis

Alameda Barros, 383 – Loja 4 (em cima do mercado Futurama)

São Paulo, SP

Telefone: 11 3586-1881

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábados, fechado.

PostNet São Paulo – Shopping Plaza Sul

Endereço: Praça Leonor Kaupa, 100 – Loja A8/A9 – Saúde | São Paulo- SP

E-mail: sp.plazasul@postnet.com.br

Telefone: 11 5073-2205

Fax: 11 5073-5606

PostNet São Paulo Tatuapé

Endereço: Praça Silvio Romero, 252 | São Paulo- SP

E-mail: sp.tatuape@postnet.com.br

Telefone: 11 2093-3902

Fax: 11 2093-3902

PostNet São Paulo Granja Vianna

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, Km 23,5 | São Paulo- SP

E-mail: sp.granjavianna@postnet.com.br

Telefone: 11 4613-6625

Fax: 11 4613-6625

PostNet Osasco

Endereço: Avenida dos Autonomistas, 1542 – Loja 34 – Carrefour Osasco | Osasco- SP

E-mail: sp.osasco@postnet.com.br

Telefone: 11 3683-6323

Fax: 11 3683-6323

Campinas:

PostNet Campinas – Shopping Unimart CAMPINAS

Endereço: Av. John Boyd Dunlop, 350 – Loja 70 | Campinas- SP

E-mail: sp.unimart@postnet.com.br

Telefone: 1 3367-4752

Fax: 19 3367-4752

PostNet Campinas – The Mall

Endereço: Rua Rute Ferraz de Angelis, 886 – Loja 16 | Campinas- SP

E-mail: sp.themall@postnet.com.br

Telefone: 19 3256-7133

Fax: 19 3256-7133

São José dos Campos:

PostNet São José dos Campos

Endereço: Avenida Deputado Benedito Matarazo, 5701 – Loja 30 |

São José dos Campos- SP

E-mail: sp.sjc@postnet.com.br

Telefone: 12 3923-3107

Fax: 12 3911-4273

Jundiaí:

PostNet Jundiaí – Vila Arens

Endereço: Rua Moreira Cesar, 42 – Vila Arens | Jundiaí- SP

E-mail: sp.jundiai@postnet.com.br

Telefone: 11 3964-1152

Fax: 11 3964-1153

Santo André:

PostNet Santo André – Grand Plaza Shopping

Endereço: Av. Industrial, 700 Loja 508 | São Paulo- SP

E-mail: sp.santoandre@postnet.com.br

Telefone: 11 4427-9650

Fax: 11 4427-9766

Belo Horizonte:

PostNet Belo Horizonte

Endereço: Rua Tomé de Souza, 1174 – Savassi | Belo Horizonte- MG

E-mail: bh.savassi@postnet.com.br

Telefone: 31 3234-0768

Fax: 31 3234-0768

Uberaba:

PostNet Uberaba

Endereço: Avenida Leopoldino de Oliveira, 3739 | Uberaba- MG

E-mail: mg.uberaba@postnet.com.br

Telefone: 34 3336-2400

Fax: 34 3336-2400

Uberlândia:

PostNet Uberlândia

Av. João Naves de Àvila, 1441 – Loja 10 – dentro do CARREFOUR

Uberlândia, MG

Telefone: 34 3231-3982

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 08h às 22h

Sábados, das 08h às 22h

Recife:

PostNet Boa Viagem

Endereço: Rua Francisco da Cunha, 919 – Loja 10 | Recife- PE

E-mail: pe.boaviagem@postnet.com.br

Telefone: 81 3326-9160

Fax: 81 3326-9160

Curitiba:

PostNet Curitiba

Endereço: Rua Visconde de Nacar, 1505 – Loja 02 | Curitiba- PR

E-mail: pr.curitiba@postnet.com.br

Telefone: 41 3044-2728

Fax: 41 3044-2524

Maringá:

PostNet Maringá

Endereço: Rua Santos Dumont, 3187 – Loja 02 – Bairro Zona 1 | Maringá- PR

E-mail: pr.maringa@postnet.com.br

Telefone: 44 3023-5654

Fax: 44 3023-3436

Aracajú:

PostNet Aracajú

Endereço: Avenida Gonçalo Prado, 1540 – Loja 10 | Aracaju- SE

E-mail: se.aracaju@postnet.com.br

Telefone: 79 3221-3338

Fax: 79 3221-3338

Na mídia – Novas regras para o Prêmio Jabuti

Agora são 29 categorias, mas apenas o primeiro colocado de cada uma delas concorrerá ao prêmio de Livro do Ano

A última edição do Prêmio Jabuti foi marcada pela polêmica. Tudo porque o vencedor de Livro do Ano de Ficção, a obra Leite derramado (Companhia das Letras), de Chico Buarque, havia ficado apenas em segundo lugar na categoria Romance, perdendo a primeira colocação para Se eu fechar os olhos agora (Record), de Edney Silvestre. O regulamento previa tal possibilidade, uma vez que os júris de ambos os prêmios são diferentes. Afinal, enquanto o prêmio por categoria foi selecionado por um grupo de especialistas, os Livros do Ano – de ficção e não-ficção – foram escolhidos entre todos os três primeiros colocados de todas as categorias pelos próprios associados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza a láurea. Ainda assim, a editora Record protestou publicamente contra a entrega do quelônio metálico ao lítero-compositor de olhos azuis, e a Companhia das Letras se viu obrigada a defendê-lo. A briga estampou algumas colunas da mídia impressa, particularmente da Folha de S.Paulo.

Mas agora tudo mudou. A CBL anunciou ontem algumas mudanças para o Prêmio Jabuti, que este ano já está em sua 53ª edição. A principal mudança é que agora apenas o primeiro colocado em cada categoria levará um quelônio metálico para casa. Segundo e terceiro colocados deixam de ser contemplados e de concorrer ao grande prêmio de Livro do Ano. A formação dos júris não foi alterada. Com isso, polêmicas como a de 2010 deixam de acontecer. Qualquer escritor agora, com ou sem olhos azuis, terá de se garantir na própria categoria e faturar o prêmio de R$ 3 mil se quiser concorrer ao prêmio de Livro do Ano para embolsar um cheque mais polpudo de R$ 30 mil.

Além disso, as categorias do Jabuti sofreram alterações de peso. A láurea editorial, que estreou em 1958 com apenas 7 categorias de premiação, passa agora ao número recorde de 29 categorias. Foram várias as mudanças em relação às 21 categorias de 2010. Em primeiro lugar foram criadas as láureas de Ilustração, Gastronomia e de Turismo & Hotelaria. O prêmio de Tradução de Obra Literária Espanhol – Português desapareceu. A categoria Arquitetura & Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes foi desmembrada e cada área abordada ganhou sua própria estatueta. O mesmo aconteceu com Ciências Exatas, Tecnologia & Informática que se dividiu em Ciências Exatas e Tecnologia & Informática. Educação também se separou de Psicologia & Psicanálise, e Ciências da Saúde ganhou independência de Ciências Naturais. Confira aquio regulamento completo.

As inscrições para o Jabuti se iniciam hoje e vão até 31 de maio. Os 10 finalistas de cada categoria serão anunciados no dia 13 de setembro. No dia 18 do mês seguinte serão conhecidos os vencedores de cada categoria. Os quelônios metálicos serão entregues aos laureados apenas no dia 30 de novembro, na tradicional Sala São Paulo, quando serão anunciados os vencedores de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não Ficção. Vale lembrar que Chico Buarque não vai ganhar, pois não publicou nenhum livro no ano de 2010.

Veja aqui a lista com as novas categorias do Prêmio Jabuti:

Arquitetura e Urbanismo

Artes

Biografia

Capa

Ciências da Saúde

Ciências Exatas

Ciências Humanas

Ciências Naturais

Comunicação

Contos e Crônicas

Didático e Paradidático

Direito

Economia, Administração e Negócios

Educação

Fotografia

Gastronomia

Ilustração

Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil

Infantil

Juvenil

Poesia

Projeto Gráfico

Psicologia e Psicanálise

Reportagem

Romance

Tecnologia e Informática

Teoria/Crítica Literária

Tradução

Turismo e Hotelaria

Fonte: PublishNews

Na mídia – Comprar mais caro também é forma de economia

O capítulo “Gastar Bem É uma Arte que Poucos Conhecem”, de “12 Meses para Enriquecer”, do economista Marcos Silvestre, reúne dicas para saber como pisar no freio das compras sem deixar de lado o que for primordial.

Uma delas é dar prioridade para bens duradouros, que são supostamente mais caros, mas que –por vezes– se tornam mais baratos pela quantidade de ocasiões que o consumidor poderá confiar neles.

Já há duas semanas na lista dos mais vendidos das principais livrarias na área de finanças e negócios, o livro procura cercar todos os aspectos ligados ao equilíbrio financeiro de uma família.

Leia entrevista com autor de “12 Meses para Enriquecer”

Com o objetivo de aumentar a qualidade de vida do leitor, o volume elenca técnicas para economizar, fazer o dinheiro render em fundos seguros, como o Tesouro Nacional e algumas empresas da Bolsa de Valores, e alcançar a estabilidade financeira, com os gastos e os lucros na ponta do lápis.

Leia trecho do livro:

Para economizar de verdade, procure “comprar do mais caro”!

Há quem pense que, para ser econômico, é preciso raciocinar assim: “Ah, vou comprar tudo do mais barato que encontrar. Coisa cara é só para quem tem muito e está a fim de torrar dinheiro”.

Pensar assim pode ser uma grande bobagem financeira! Veja bem: se um determinado produto deve ser considerado caro ou barato para você, se ele pesa mais ou menos no seu orçamento, o que vai determinar isso não é apenas o valor da aquisição daquilo que você compra, mas, principalmente, quantas vezes você vai querer e poder usar aquilo que comprou. O que interessa é quantas vezes você usufrui daquilo que compra, e quanto paga por cada usufruto. A conta certa é dividir o valor do bem comprado pelo número de vezes que ele será utilizado, proporcionando benefício a você.

Dou-lhe um exemplo: vamos imaginar que você, leitora, encontra uma blusinha pelo preço de R$ 30 – uma roupa “baratinha de dar dó”. Na loja ao lado, há outra blusa bem mais cara, por R$ 95 – mais que o triplo do preço da primeira peça – porém de corte mais clássico, de uma malha melhor, uma cor “coringa”, que combina com tudo, enfim, uma blusa que terá vida muito mais longa no seu guarda-roupa. Já a primeira blusinha é um artigo de “moda”, passado o verão já estará datada. E que não vai durar muito, porque o tecido não é dos melhores e a costura, frágil.

Pense que essa blusa “baratinha” de R$ 30 será usada meia dúzia de vezes: dividindo o valor de R$ 30 por seis vezes de uso, vemos que essa blusa lhe custará R$ 5 por cada ocasião em que for utilizada. já a mais cara, de R$ 95, por ser de melhor qualidade, pode ser usada quatro vezes mais, algo como 24 vezes no total. Pois, dividindo o valor dessa blusa (R$ 95) por 24 vezes de uso, podemos observar que, a cada uso, ela não chegará a custar R$ 4, portanto, 20% a menos (ou seja, 20% mais barata) que a blusa que aparentava ser a baratinha. E convenhamos: você estará sempre mais bem-vestida com a blusa “mais cara”.

Pois se trata de uma típica história do barato que pode sair mais caro. Então, comece a se concentrar em gastos de qualidade. Se não tiver o suficiente, junte até conseguir o que precisa, em vez de gastar o que já possui com produtos baratos, porém ruins. Com essa prática, você terá um guarda-roupa mais enxuto, mas com peças de melhor qualidade sempre, pois elas são mais duráveis e mais usáveis.

Quer saber, o mesmo raciocínio vale para quase tudo o que compramos e consumimos, até mesmo itens do orçamento, como a alimentação: é melhor comer menos e poder degustar comida de melhor qualidade, do que se entupir de comida barata que só vai fazer aumentar o peso no mostrador da balança.

Fonte: Livraria da Folha

Na mídia – Série Lie to Me será exibida pela TV Globo

A TV Globo anunciou semana passada que comprou os direitos de exibição da Série LIEtoME, que já surpreendeu no canal FOX.

Paul Eckman, autor de A LINGUAGEM DAS EMOÇÕES (lançamento da Lua de Papel em março), é consultor da série e ajudou a construir o perfil do personagem protagonista, Cal Lightman.

Clique aqui para ver a página especial da série:

Leia na tela ou baixe um trecho do livro:

Dicas – Conheçam o site O Plano da Virada

Tá com a vida financeira de pernas para o ar? Não se preocupe, a dica de hoje vai te ajudar bastante. O autor Marcos Silvestre, de 12 meses para enriquecer, tem um site bem legal para você visitar e esclarecer suas dúvidas. O  site O Plano da Virada além de te dar ótimas informações, ainda tem como você baixar uma calculadora bem legal para ajudar você na hora de estruturar sua parte financeira.

Não perca seu tempo! Faça sua visita, conheça mais sobre o autor! Ah, no site ainda tem links diretos para você comprar o livro. Tudo muito mais fácil ao alcance de um clique!

Link do site:http://www.oplanodavirada.com.br/

Notícia – Abhu Dhabi e seus Prêmios Literários

Feira que acontece até domingo é palco de duas importantes premiações; juntas, elas distribuem mais de US$ 2 milhões a escritores.

Certamente quando uma coisa precisa ser feita em Abu Dhabi – e em países vizinhos – dinheiro não é uma das questões a serem consideradas. No campo dos prêmios literários a questão não é muito diferente. Mas em Abu Dhabi existem dois prêmios bastante distintos, tanto no número de zeros quanto na sua concepção. O International Prize for Arabic Fiction (IPAF) é realizado anualmente pela Emirates Foundation for Philanthropy, com o apoio da Booker Prize Foundation de Londres, que realiza o renomado Man Booker Prize. O prêmio, que segue os mesmos moldes de qualificação e escolha do Man Booker, foi criado em 2007 com o objetivo de tornar a literatura árabe mais conhecida internacionalmente. Cada ano um grupo diferente de juízes lê as obras inscritas e são anunciadas a longlist, shortlist e, durante a Feira Internacional do Livro de Abu Dhabi, o vencedor é conhecido. Cada um dos finalistas (shortlist) recebe US$ 10 mil e o vencedor mais US$ 50 mil, além da garantia de ter o seu livro traduzido para o inglês, o que potencializa, é claro, o reconhecimento da obra internacionalmente.

Este ano, pela primeira vez, uma mulher venceu o International Prize for Arabic Fiction e também pela primeira vez o prêmio foi dividido entre dois autores. A escritora saudita Raja Alem, por sua obra The Dove’s Necklace, que explora o mundo secreto de Meca, dividiu o prêmio com o marroquino Mohammed Achaari, que escreveu The Arch and the Butterfly sobre o extremismo islâmico e seu impacto em uma determinada família.

O outro prêmio é o Sheikh Zayed Book Award, oferecido pela autoridade cultural de Abu Dhabi (Abu Dhabi Authority for Culture & Heritage) com o apoio da Feira do Livro de Frankfurt, que também é coorganizadora da feira de Abu Dhabi. O prêmio tem um comitê permanente de organização e uma comissão julgadora fixa. São 8 categorias com cada ganhador recebendo US$ 215 mil. Além disso, a personalidade cultural do ano leva US$ 285 mil; totalizando US$ 2 milhões em prêmios. Os vencedores serão conhecidos na noite de hoje (16) em cerimônia realizada no Emirates Palace, Abu Dhabi.

Na mídia – “Não basta ter um mal dia, é preciso que todos sejam péssimos”

 

O livro Dr.House – Um caminho para a vida do espanhol Toni de La Torre, faz o caminho inverso do acima descrito. Aqui, a ficção influencia a realidade e transforma a filosofia de um amargurado mas amado personagem de TV em um guia de autoajuda às avessas.

“Este é um livro de autoajuda que o Dr.House escreveria”, profetiza na orelha do livro o autor, que é jornalista e especialista em televisão e novas tecnologias.

Torre faz um raio X da vida de House, interpretado por Hugh Laurie e tenta entender porque um médico tão politicamente incorreto pode ser tão carismático. Sarcasmo, cinismo e prepotência são qualidades do personagem que pode demonstrar repulsa, mas as convicções firmes de House e sua honestidade brutal e até seu desalinho podem provocar atração e até admiração. Por isso Torre ensina como viver uma vida cheia de amargura, para se parecer, ainda que de longe,  com o genial doutor.

Se quiser saber mais do Doutor House, veja seus episódios inéditos no Universal Channel, todas as quintas, á partir das 22h.

 

Fonte: Diário da Manhã – Goiás

Promoção na Rádio Globo do Livro 12 meses para enriquecer

A Rádio Globo FM está com uma Mega Promoção para você ganhar o livRo ‘12 meses para enriquecer’.

Para concorrer é super fácil, basta acessar o site da Globo FM, clicar em promoções e participar!

A Globo FM também está no twitter: @globofmweb.

Quero ver todo mundo por lá!

Posts (RSS) | Comentários (RSS)